BMW Forums : BimmerForums banner

Óleo de motor recomendado - 520d 2006 M47

1 reading
32K views 6 replies 3 participants last post by  Theriion  
#1 ·
Olá,
Sou novo neste fórum, assim como sou novo num clube de proprietários de bimmers. Arranjei um 520 d 2006 touring (quase versão básica) AMD e adoro-o. O carro foi revisto há meses, mas quero refazer algumas coisas por precaução, só para ter a certeza de que tudo está feito como deve ser. Por isso, estive a pesquisar e a pesquisar (este fórum e a web) a tentar encontrar o melhor óleo de motor possível para o meu carro fantástico, mas não consigo encontrar nenhuma resposta sensata. Por isso, espero muito que alguém aqui me possa indicar a direção certa para fazer a minha pesquisa. Sei que tem de ser low saps, 0 ou 5 w 30, penso eu (não tenho a certeza), totalmente sintético. Sei que a Castrol é recomendada, mas será que é mesmo tão boa? Estou em pânico com a obstrução do dpf e coisas do género, pois conduzo principalmente em distâncias curtas (para o trabalho e assim). Aqueço o carro durante alguns minutos todas as vezes e deixo o carregador arrefecer todas as vezes durante um minuto ou mais. Ech. Acho que não é relevante. De qualquer forma. Podem aconselhar-me sobre o óleo de motor recomendado, POR FAVOR?
O modelo completo do carro é: E61, 520D SE TOURING M47 2.0 D com 85 mil milhas no conta-quilómetros.

Qualquer ajuda será muito apreciada. Obrigado desde já.

#3 ·
Muito obrigado. Eu não entendo totalmente a diferença entre LL-01 e LL04. Castrol EDGE é LL-01 e Mobil 1 ESP é LL-04. E o óleo Castrol é "recomendado" pela BMW. Eu preferiria ir com Castrol EDGE, pois é mais barato e muitas vezes até a ASDA tem grandes descontos nele :) Quão grande é a diferença entre LongLife 01 e 04?

#5 ·
A diferença entre LL01 e LL04 está na especificação do óleo - você deve usar o correto de acordo com o modelo e a idade do seu carro, e com os motores a diesel com DPF (que o seu tem) você também deve usar um óleo com baixo teor de SAPS - caso contrário, você corre o risco de entupir o DPF - o que é uma notícia muito ruim para o seu saldo bancário!!

Qualquer empresa de óleo respeitável que ofereça óleo 5w30 LL04 Low SAPS será adequada para o seu carro. Algumas pessoas são muito preciosas sobre qual óleo usar, mas na realidade não há muita escolha entre eles em termos de qualidade, mas muitas vezes há uma grande diferença de custo! Por exemplo, não há dúvida de que o Castrol Edge é um produto de alta qualidade - mas como é amplamente anunciado (o que custa extra para a empresa de óleo fazer), ele sempre será mais caro do que o óleo de outra empresa de óleo, que anuncia de forma mais modesta.

Os óleos que usei incluem Valvoline, Fuch's, Comma, Shell e Millers. O QUE É importante é o intervalo de troca de óleo - muitas pessoas - incluindo eu, sentem que os intervalos que a BMW recomenda são muito longos para a longevidade a longo prazo do motor e de componentes como o turbo. A oficina independente que uso acha que muitas das falhas do turbo que eles veem são resultado dos intervalos de troca de óleo estendidos, então eles recomendam 10.000 milhas no máximo, o que eu tenho seguido. O óleo não é barato, mas algumas trocas de óleo extras são muito mais baratas do que substituir um turbo!

#6 ·
Desculpe, não expliquei o que queria dizer com "especificação do óleo" - a BMW queria estender os intervalos de troca de óleo para reduzir os custos de serviço, além da especificação LL01 original, então aditivos adicionais foram adicionados ao óleo para aumentar a capacidade de permitir intervalos de troca mais longos com a especificação LL04.

Com toda a probabilidade - se você optar pelas trocas de óleo de 10.000 km que eu estava sugerindo, usar um óleo LL01 seria bom, pois você não o está usando ao extremo. Não sei se iria tão longe a ponto de recomendar isso, mas tenho certeza de que alguns dos outros caras terão algumas opiniões que valem a pena serem analisadas!