Olá pessoal,
Novo por aqui e faz um tempo que não trabalho em um carro, então sou bastante novo em sistemas automotivos modernos, por favor, tenham paciência comigo. No entanto, sou um engenheiro eletrônico qualificado.
Tenho um F30 320D que rodou cerca de 85.000 km.
Na outra manhã, notei a luz de advertência amarela no painel e, no controle de verificação, tive um erro de mira vertical.
Ele desaparece com o motor desligado e reaparece alguns minutos depois de dirigir ou depois de brincar com o ajustador de altura.
O carro tem faróis de halogênio.
O problema provavelmente está no lado do passageiro, pois ao ligar o motor, o lado oposto completa seu movimento para cima e para baixo sem problemas, enquanto o lado do passageiro é muito instável e aleatório em seu movimento.
Assim que a falha aparece, o ajuste para de funcionar.
Removi o plugue do farol e limpei os contatos. Os pinos do soquete foram mais fáceis de limpar do que os contatos fêmeas do plugue.
Havia uma pequena quantidade de corrosão verde, no entanto, nada importante que um limpador de contato não pudesse remover.
Recentemente, notei que alguém roubou a tampa de acesso à minha caixa de roda, o que pode ter contribuído para este problema de entrada de água.
De qualquer forma, rastreei os pinos do motor de passo de 4 fios até o plugue do farol e medi cerca de 8,5 ohms por enrolamento, então no soquete do farol os enrolamentos estão presentes.
Estou assumindo que há um módulo de driver em algum lugar (no FEM?) que é um driver de passo de 8 transistores e eu possivelmente tenho um driver danificado que está faseando incorretamente o motor de passo.
Alguém poderia me ajudar com um desenho ou localização de onde os 4 fios do motor vão?
Qualquer ajuda é bem-vinda, pois agora está fora da garantia e uma substituição do FEM parece cara!
Novo por aqui e faz um tempo que não trabalho em um carro, então sou bastante novo em sistemas automotivos modernos, por favor, tenham paciência comigo. No entanto, sou um engenheiro eletrônico qualificado.
Tenho um F30 320D que rodou cerca de 85.000 km.
Na outra manhã, notei a luz de advertência amarela no painel e, no controle de verificação, tive um erro de mira vertical.
Ele desaparece com o motor desligado e reaparece alguns minutos depois de dirigir ou depois de brincar com o ajustador de altura.
O carro tem faróis de halogênio.
O problema provavelmente está no lado do passageiro, pois ao ligar o motor, o lado oposto completa seu movimento para cima e para baixo sem problemas, enquanto o lado do passageiro é muito instável e aleatório em seu movimento.
Assim que a falha aparece, o ajuste para de funcionar.
Removi o plugue do farol e limpei os contatos. Os pinos do soquete foram mais fáceis de limpar do que os contatos fêmeas do plugue.
Havia uma pequena quantidade de corrosão verde, no entanto, nada importante que um limpador de contato não pudesse remover.
Recentemente, notei que alguém roubou a tampa de acesso à minha caixa de roda, o que pode ter contribuído para este problema de entrada de água.
De qualquer forma, rastreei os pinos do motor de passo de 4 fios até o plugue do farol e medi cerca de 8,5 ohms por enrolamento, então no soquete do farol os enrolamentos estão presentes.
Estou assumindo que há um módulo de driver em algum lugar (no FEM?) que é um driver de passo de 8 transistores e eu possivelmente tenho um driver danificado que está faseando incorretamente o motor de passo.
Alguém poderia me ajudar com um desenho ou localização de onde os 4 fios do motor vão?
Qualquer ajuda é bem-vinda, pois agora está fora da garantia e uma substituição do FEM parece cara!