BMW Forums : BimmerForums banner

E60 2004 Adaptação das Borboletas de Mudança

86K views 89 replies 20 participants last post by  E60Tuner  
#1 ·
Olá pessoal!

Se eu conseguir fazer isso, então pode ser movido para a seção de tutoriais! :hihi

Certo, podem me chamar de louco, ou o que for, mas eu decidi ter borboletas no meu volante. ehehehe
Sim, eu sei, pode não fazer sentido em uma caixa de câmbio tiptronic, mas como uma criança mimada, eu quero! :hissyfit
Eu gosto muito do volante M sport, com o "-" e "+", mas eles são raros e muito caros...
Pensei em pegar apenas as borboletas, cortar meu volante e montá-las, mas, novamente, elas ainda são caras e raras, e eu poderia acabar com um volante quebrado, pois provavelmente a estrutura de alumínio do volante é diferente quando eles precisam acomodar as borboletas.
Então, olhando para um site de leilão muito conhecido, encontrei este volante:2009 BMW E60 530D STEERING WHEEL | eBay

Meu volante atual é do mesmo estilo, mas sem borboletas, obviamente.
Minha primeira pergunta é, isso vai caber no meu carro?
Se couber, o resto pode ser feito... espero!
Eu sei que depois de 2005 ou algo assim, eles não vêm com a ecu da direção, mas isso pode ser trocado do meu, como os botões, eu acho...

Por enquanto, só gostaria que alguém me aconselhasse se pode ser instalado no meu carro, não sei se o diâmetro do eixo e a montagem traseira são os mesmos.... esqueça as conexões dos fios por enquanto, isso eu vou descobrir como fazer mais tarde.

Eu acho que isso será interessante, pois não há muita informação sobre esta adaptação.

Qualquer pensamento será bem-vindo.

#3 ·
Bem, hoje aproveitei a oportunidade para fazer alguns testes antes de começar a gastar dinheiro, basicamente para ter certeza de que era possível, pois li que no E60 não era tão simples quanto em alguns outros modelos, como no E39... Pode causar problemas a longo prazo/uso, mas corrija-me se eu estiver errado, se os testes que acabei de fazer não mostrarem problemas, por que eles os causariam no futuro?? Eu explico:

Removi os arredores do seletor de nível para descobrir onde o sinal tiptronic é gerado e, obviamente, para ver se era um sinal positivo +, um sinal negativo - ou, por último, se era algum sinal específico que vinha da ecu, por exemplo, no último caso eu teria que levar esse sinal até as borboletas, para que as borboletas o enviassem de volta para a ecu... Não sei se fui compreensível....:sarcastic

A ficha em questão é a roxa, eu tinha quase certeza de que não deveria ser tão diferente do E39 e, até agora, acredito que estou certo.
Depois de muito, (e quando digo muito, é realmente muito!), medições, esta é a conclusão:

O sinal é negativo/terra (-).
Os fios que transportam o sinal para a ecu são os dois do meio, sendo o azul para aumentar a marcha e o roxo para diminuir a marcha.
O fio verde está aterrado o tempo todo, não importa onde o seletor esteja posicionado.
Quando o seletor não está na posição DS, os fios do meio são carregados com 12V, (No entanto, esta é a corrente de indução, se você puder chamá-la assim), e o fio cinza é carregado com 6V.
Quando o seletor é movido para DS, os dois fios do meio são O.L. (Open Line), e o fio cinza é aterrado.
Quando você move o seletor para reduzir a marcha, o circuito é fechado entre os fios cinza e roxo, observe que esta é a terra, (Negativo -) pois, se eu medir, também obtenho um circuito fechado para a terra.
Quando você move o seletor para aumentar a marcha, o circuito é fechado para o fio azul, todo o resto como acima...

Em seguida, e com meu coração batendo acima do teto, eu pulei a terra (do chassi do carro), estes são os resultados:

Com o seletor em qualquer posição, exceto DS, pule-o para o fio azul (aumentar a marcha) e, em seguida, para o fio roxo (diminuir a marcha), e não obtive nenhuma reação da caixa de câmbio, nenhum aviso, nada!
O que significa que, quando as borboletas forem instaladas, se eu as pressionar acidentalmente, a caixa de câmbio não reagirá. BOM!:thumbsup

Então, movi o seletor para DS e realizei o mesmo, mas agora, e como esperado, obtive o seguinte:

Pule a terra para o fio roxo e a caixa de câmbio reduz a marcha, para o fio azul aumenta a marcha.

Então, minha conclusão é que a adaptação é possível e, esperançosamente, não tão complicada.

Espero ter sido compreensível... :wide-eyed

Opiniões, comentários e pensamentos são mais do que bem-vindos!:)

#4 ·
Ok, agora estou em condições de obter o volante, mas antes de prosseguir com a compra, gostaria de obter algumas opiniões sobre qual é o melhor.
O que quero dizer é que gosto do estilo smg, com o "-" e "+" iluminados, no entanto, posso obter o ssg, ou o estilo push and pull, muito mais barato.
Seria bom obter a opinião de alguém que realmente tenha um dos sistemas.
As coisas que eu gostaria de saber são, por exemplo, qual sistema é mais prático, ou se em um sistema as borboletas são muito grandes...
Eu não sei, pois nunca as usei ou vi.
Como tenho a escolha entre os dois, quero ter certeza de que estou recebendo as coisas certas.
Qualquer coisa será útil, pessoal...

#6 ·
O seletor eletrônico funciona como interruptores no DS. Conecte qualquer interruptor e ele funcionaria, isso é o mínimo e, para ser honesto, não consigo ver por que isso deveria causar algum problema a longo prazo. Eu também estava brincando com a ideia, mas desisti. Eletronicamente, deveria ser fácil. Boa sorte

#10 ·
Estou de volta com atualizações... O volante com as patilhas já está montado, falta apenas a ligação à caixa de velocidades e será feito amanhã... Mas primeiro o mais importante... Este é o volante que arranjei:
O volante foi anunciado como removido de um modelo de 2007, o que me deixou perplexo, porque quando o recebi, o encaixe no anel deslizante é o mesmo que o meu, pensei que eles tivessem mudado o volante depois de 2005... ou o volante foi mal anunciado, o que funcionou ainda melhor para mim... looooooooool O volante que tenho no momento:
As fotos seguintes mostram a remoção e desmontagem da coluna de direção, para passar os fios mais tarde...
Removi o sensor de ângulo de direção, onde estão todas as ligações, porque ia usar as ligações não utilizadas para o volante aquecido na PCB. No entanto, e depois de o abrir, achei isto demorado demais e decidi fazer de forma diferente.
Arranjei num ferro-velho um anel deslizante de uma antiga série 7, para poder usar o cabo de fita de dentro, o que fiz. As fotos seguintes mostram a modificação do anel deslizante, onde adicionei o cabo de fita e obtive aquelas duas faixas extras necessárias para as patilhas.
Esta última foto mostra o anel deslizante montado novamente e com os dois pinos para a ficha das patilhas. Este é o volante pronto para voltar para o carro. Pode notar que deixei o acabamento cromado, prefiro-o ao preto. Só tive que trocar a placa do logótipo M do outro volante. Toda a eletrónica, incluindo o módulo, foi trocada, por isso não é necessária codificação.
O volante já está montado, testado e tudo a funcionar. Amanhã vou postar o resto da adaptação, quando terminar.

#11 · (Edited)
Certo, devido a circunstâncias imprevistas, não tenho fotos da última parte da adaptação.
No entanto, digo que é uma tarefa simples, basta soldar os fios "menos" e "mais" das patilhas à ficha mencionada acima.
Eu soldei uma ficha de 2 pinos aos fios do carro, para dar um aspeto mais profissional.

No entanto, tenho fotos e um vídeo do resultado final, e deixe-me dizer-lhe uma coisa, eu adoro!
Dá-lhe outro visual e sensação de condução, fica muito bom!

#18 ·
i want you to do this on my 645 lol im dying for paddle shift but sadly i dont trust myself to try this out lol
Olá...É mais fácil do que você pensa, leia o máximo que puder e, se estiver de acordo com esse tipo de coisa, não tenha medo...É um bom mod, agora estou procurando codificar a caixa para não reduzir a marcha no modo manual, o que o tornará 100% manual!:D

#22 ·
Olá amigo, você conseguiu codificar a redução de marcha ainda?
Olá
Ainda não... stealer se recusou a me fornecer o código ibac, ou a programá-lo eles mesmos...
Então eu estou meio que preso no momento.
Meu plano é conseguir icom e tentar obter o ibac necessário para codificá-lo.
Eu preciso de icom de qualquer maneira, após a última atualização realizada na concessionária, meu progman não se conecta mais...
Manterei o tópico atualizado, mas obviamente só compartilharei se você encontrar alguma coisa...

#24 ·
Ok, eu entendo onde devo conectar as borboletas, mas agora apenas uma pergunta: onde devo conectar o fio positivo que alimenta as borboletas para acendê-las???? Onde devo conectá-lo??? Alguma ajuda
Cada borboleta tem um plugue, esse plugue é conectado à centralina do volante que fica dentro do volante. .. a centralina acende as borboletas e alimenta o sinal de terra para a caixa de câmbio...

#26 ·
É isso que eu estou dizendo, quais pinos ???
Qual plugue do volante ???
Certo, primeiro:

Você leu este tópico com atenção?
Não pule para a última página sem ler todas as anteriores... todas as informações que você precisa estão aqui...
Mas, se você comprou um volante M5, ele deve vir todo conectado de qualquer maneira, embora eu aconselhe você a trocar a ecu pela do ecu original do carro...
Daquela ecu para o anel deslizante você tem:
Volante original 1 plugue (se você não tiver volante aquecido ou aviso de saída de faixa...)
Volante M5 você tem dois plugues... um para os botões do volante e o outro para as borboletas.

O sinal para a caixa de câmbio é terra, por favor, leia todas as minhas postagens com atenção e tenho certeza que você entenderá como isso é feito...

#30 ·
Desculpe, acabei de ver sua foto depois de postada... essa roda tem a ecu?
Não consigo ver na foto...
A ecu do volante foi removida dele por volta de 2005... então se não houver ecu na que você comprou, essa é outra história...
Certamente será possível fazê-lo funcionar... mas você terá que postar mais detalhes, a menos que alguém aqui tenha feito isso e possa responder mais rápido...

#36 ·
Não, eu não removi o meu, sim, estou esperando o anel deslizante para os 2 pinos extras
Você precisará remover o seu para comparar como ambos estão conectados... No meu caso, conectei as borboletas à ecu existente e iluminei as borboletas imediatamente... Então, se você não tiver uma ecu no volante, a energia para a iluminação vem da unidade de controle da carroceria (se não me engano...). Será o mesmo que ilumina seus controles existentes no volante... Remova e abra seu volante atual e siga em frente!...