BMW Forums : BimmerForums banner

E46 320d - Interpretando as leituras do INPA - Qual injetor está com defeito? (Imagens)

23K views 11 replies 4 participants last post by  mroyster  
#1 · (Edited)
Olá!
Tentando chegar ao fundo da marcha lenta irregular do meu carro, descobri que a única coisa que faz sentido é que eu tenho um injetor ruim. Então, liguei o INPA e dei uma volta com meu carro. E as leituras não são ótimas.

Agora eu só preciso de ajuda para descobrir qual(is) injetor(es) está(ão) ruim(s). Aqui estão algumas capturas de tela do INPA durante a condução: E46 320D - Diagnóstico do injetor INPA - Álbum no Imgur

Por favor, veja o álbum imgur para mais fotos durante a condução, mas aqui estão fotos de marcha lenta fria e quente:
Marcha lenta fria:

Marcha lenta quente:

Meus sintomas são marcha lenta irregular, pior quando frio. E o carro quer engasgar/falhar(?) quando eu tiro o pé do acelerador rapidamente em baixas rotações quando frio.

Espero que alguns de vocês, gurus do Inpa, possam me ajudar! :D

#2 ·
Duas opções para ajudá-lo a encontrar o culpado:

1) Mude para a página de conformidade de rotação, é a próxima da página de ajuste de massa seletiva. Deixe-a lá por talvez 5 segundos e, em seguida, mude para o ajuste de massa novamente. Você sentirá o carro tremer violentamente e, neste momento, o pior injetor provavelmente estará acima do nível +-5. Você pode repetir este teste até que o carro aqueça, após o qual provavelmente não se mostrará tão facilmente. Tente ver qual deles continua cruzando a linha +-5 e comece por aí.

2) Troque fisicamente os injetores 1 e 2 e, em seguida, codifique-os corretamente para o seu carro. Se então o injetor 2 estiver nos negativos como atualmente o injetor 1, você o encontrou. Caso contrário, será o injetor 3.

Boa caça! :)

#3 ·
Eu brinquei um pouco no INPA agora para comparar os códigos nos injetores com os códigos na ECU, e eles não correspondem em nada!

Aqui está o que está no INPA: (O motor estava frio quando tirei esta captura de tela)

E o que eu li dos injetores:
Cyl1: 7ZRF3W
Cyl2: 8HSD6E
Cyl3: 8H8061
Cyl4: BSLR7A

O que é realmente irritante é que encontrei recibos de um proprietário anterior de que os injetores 1 e 3 foram trocados por uma oficina BMW autorizada há 7 anos/70.000 km...

O motor deve estar funcionando quando eu mudar os códigos? E os círculos nos códigos são zeros (0) ou Os?

#8 ·
Estranho, pois já lidei com muitos injectores (pelo menos 3 conjuntos) e todos foram zeros, não O's. Bem, a gente aprende com os erros :p
Com os códigos corrigidos, terá mais hipóteses de encontrar o(s) injector(es) com mau funcionamento, pois agora a compensação de quantidade funciona corretamente. Eu pessoalmente uso a alternância de tela SMA <-> Rot. conform. com bom sucesso, mas esteja avisado, às vezes eles falham em pares, então não é impossível que ambos estejam estragados :)

#9 · (Edited)
Pensei em atualizar: Primeiro substituí o injetor 1 por um revisado, pois consegui fazê-lo sem tirar o coletor de admissão(!). Basta remover a vedação da tampa do óleo, o sensor da árvore de cames e a tampa do óleo, então consegui obter alavancagem suficiente na tubulação de alimentação diesel.

Isso não mudou nada, as leituras no INPA permaneceram as mesmas, então coloquei o injetor do cilindro 1 no cilindro 3. E isso mudou as leituras para melhor, mas também ficou aparente que o cilindro 2 é agora o que está na pior condição dos quatro. Isso também era aparente antes de eu trocá-los usando seu método SMA<->Rot. Conf. O único problema é que a ECU parece compensar aumentando/diminuindo a quantidade para outro injetor quando um está ruim, então parece que é 50/50 qual está quebrado. Talvez seja diferente dependendo se os injetores estão entupidos ou simplesmente desgastados..?

Então agora vou verificar novamente as minhas suportes do motor como a razão para a vibração em marcha lenta.

Também consegui quebrar dois dos parafusos que prendem o coletor no lugar, mas tive sorte e consegui apenas aparafusar as peças quebradas novamente e substituir todos os parafusos por novos M6x40 (o original é M6x42, eu acho).

Desculpe pela postagem estranha e confusa, mas talvez alguém no futuro que esteja pesquisando no Google ache útil, hehe

#10 ·
Obrigado pela atualização. Como você diz, isso realmente ajuda ao pesquisar problemas semelhantes.

Eu acho que você está certo quando diz que a ECU tenta suavizar o funcionamento do motor 'aparando' o combustível para o cilindro que está a 180 graus de distância, no entanto, não tenho certeza de como isso funcionará em motores de seis cilindros.

#11 ·
Normalmente, o valor de correção do injetor tem que ir acima de ~+3 para mostrar marcha lenta ruim. Portanto, esses valores em suas fotos não indicam nenhum problema claro com os injetores. As alterações que esses códigos de injetor individuais fazem são tão pequenas que geralmente não são mostradas em nenhuma característica.

Então não há códigos de falha? Você tentou puxar/dobrar os fios do injetor perto do plugue se você pudesse replicar a falha de ignição? Como a leitura da pressão da rampa se comporta com dados ao vivo? Você tentou desconectar o sensor de pressão da rampa na extremidade frontal do trilho de combustível?

#12 ·
Não há códigos de falha e eu não tentei desconectar o sensor de pressão do rail. Vou tentar dobrar os fios um pouco, no entanto, a quase parada/falha só acontece quando o motor está frio e eu solto o acelerador rapidamente.

Ao dirigir com os dados ao vivo, todos os valores na página Nom./Act. estão praticamente corretos o tempo todo. Se você vir o link na primeira postagem, verá mais valores SMA (eu substituí inj. 1 e 3 desde então). O método Rot. conf. / SMA foi bastante eficaz, depois de verificar/substituir #1 e #3, é evidente que #2 é o pior agora (sobe para ~3,5 ao mudar para frente e para trás).

Ultimamente, comecei a pensar que talvez haja algo com o conversor de torque da caixa de câmbio também, pois as reduções 2-1 são bastante bruscas quando o carro está frio (tenho um automático). Li em algum lugar que as reduções fortes de 2ª para 1ª são geralmente relacionadas ao motor, em vez da caixa de câmbio, e é por isso que tenho procurado os injetores. Sem vibrações em velocidade e todas as outras mudanças estão bem, no entanto. Verifiquei todas as velas de incandescência e tentei ligar o carro com o MAF desconectado e também o MAP, sem alteração.