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fumo da tampa do óleo n47

10K views 20 replies 7 participants last post by  Arnie65  
#1 ·
Fumaça aparece imediatamente após a partida. Depois de aquecer, há mais fumaça
 
#2 ·
Sempre haverá uma certa quantidade de blow-by dos anéis de vedação do pistão. No entanto, se não explodir a tampa, você provavelmente está OK. Outras fontes podem ser um sistema PCV bloqueado ou com defeito, ou vedações ruins no turbo, permitindo que os gases de escape voltem para o óleo, através do dreno para o cárter.
 
#7 ·
Sempre haverá uma certa quantidade de blow-by dos anéis de vedação do pistão. No entanto, se não explodir a tampa, você provavelmente está OK. Outras fontes podem ser um sistema PCV bloqueado ou com defeito, ou vedações ruins no turbo, permitindo que os gases de escape voltem para o óleo, através do dreno para o cárter.
Ao adicionar rotações em torno de 2000, a fumaça desaparece.
Tentei desconectar a mangueira do ccv, gases estão saindo. Isso significa que a válvula está funcionando? A fumaça é normal para este motor?
 
#3 ·
Ambos os meus motores n47 dão uma pequena lufada de fumo quando a tampa do óleo é removida, mas não sai do tubo da vareta de óleo como acontece e certamente não faz a tampa saltar se estiver solta.
Parece-me um pouco excessivo, verifique a membrana do respiro que fica em cima da tampa das válvulas, pode afastar cuidadosamente as patilhas e levantar a tampa para dar uma olhada.
A título de curiosidade, qual a idade do óleo e existem sinais de diluição de combustível?
 
#9 · (Edited)
Um pouco de fumo é normal para motores do tipo CDi. Se o motor tiver alta quilometragem, tente mudar para um óleo mais pesado, como um 10W50.

E. como já mencionado, outra causa pode ser o desgaste das vedações do turbo. No entanto, a 2.000 rpm, o turbo desenvolve maior pressão e, nesse caso, você veria mais blow-by do que em marcha lenta.
 
#10 ·
Um pouco de fumo é normal para motores do tipo CDi. Se o motor tiver alta quilometragem, tente mudar para um óleo mais pesado, como um 10W50.

E. como já mencionado, outra causa pode ser o desgaste das vedações do turbo. A 2.000 rpm, o turbo tem maior contrapressão de escape e maior pressão de entrada para manter o óleo dentro. Mas em marcha lenta, os gases de escape podem passar pelas vedações e acabar no cárter.
O que exatamente devo procurar nas vedações?
 
#11 ·
As possibilidades são:
  • anéis de pistão excessivamente desgastados (algum blow-by é normal)
  • ventilação da cárter defeituosa, válvula PCV, mas pelos seus testes, parece estar funcionando
  • vedações gastas no turbocompressor, mas você teria mais blow-by com isso em rotações mais altas, devido à maior pressão de exaustão e pressão de carga. E em baixa rotação, você perderia óleo do turbo para o sistema de escape e queimaria óleo na admissão, com o intercooler sendo parcialmente inundado. Você notaria mais fumaça de exaustão de óleo e óleo parcialmente queimado em marcha lenta.
  • vazamento de vácuo no sistema da bomba de vácuo para freios servo, etc., o que significa que a bomba de vácuo está constantemente funcionando e descarregando ar no cárter ou na tampa de válvulas. (Na maioria dos motores Diesel é assim que eles operam, provavelmente o mesmo no seu)
 
#17 ·
Bem, a 250.000 km, eu tenderia a pensar que os anéis do pistão já não estão no seu melhor.
Tente um óleo de motor 10W 50.

Quanto à 'teoria da bomba de vácuo', basta garantir que não haja furos, bujões em falta ou ligações partidas nas linhas de vácuo. (Como teste, pode desligar temporariamente a linha principal para a bomba de vácuo e tapar a entrada da bomba, para ter a certeza de que não está a puxar ar para ver se faz alguma diferença no blow-by.)
 
#18 ·
Bem, a 250.000 km, eu estaria inclinado a pensar que os anéis do pistão não estão no seu melhor.
Tente um óleo de motor 10W 50.

Quanto à 'teoria da bomba de vácuo', basta garantir que não haja furos, tampões em falta ou conexões quebradas nas linhas de vácuo. (Como teste, você pode desconectar temporariamente a linha principal da bomba de vácuo e conectar a entrada da bomba, para ter certeza de que ela não está puxando ar para ver se isso faz alguma diferença no blow-by.)
Pode me enviar um diagrama da linha de vácuo?