BMW Forums : BimmerForums banner

Mau funcionamento da transmissão P13C0

1 reading
24K views 44 replies 3 participants last post by  lowaaa  
#1 ·
Olá, tenho um BMW 2012 116i f21 com uma falha na transmissão.

Sempre que ligo o carro a frio, nada aparece como erro. Assim que o coloco na engrenagem e começo a acelerar, recebo uma luz de aviso do motor e uma falha na transmissão com muita vibração no motor e a alavanca de câmbio vibrando.

Quando isso aconteceu, executei o obd e o erro P13C0 apareceu.

Desliguei o carro (mas mantive a ignição ligada) e o erro de falha na transmissão desapareceu e nenhum código estava no scanner obd. Ligo o motor novamente, mas agora a falha na transmissão aparece após 10 segundos sem ter aceleração. Desligo-o e verifico novamente o obd, mas nenhum código aparece.

Eu tinha recentemente trocado o solenóide vanos por um novo. Talvez a ficha que entra no solenóide vanos esteja ruim, mas tenho certeza que receberia um erro de circuito se fosse o caso.

Não tenho ideia do que fazer... talvez realinhar a árvore de cames? E, se sim, existe um manual para este procedimento?

#5 ·
Não tenho muita certeza sobre esse motor, pode ser a frente da cabeça ou na tampa do balancim.
Mas antes de substituir qualquer coisa, faça uma varredura com o diagnóstico adequado, pois você pode estar perseguindo uma falha com base nesse código, mas na verdade é algo diferente, pois o scanner genérico interpretou incorretamente os códigos hexadecimais da BMW

#7 ·
Olá, obrigado pela resposta.

Eu limpei esses sensores e ainda tenho o problema da transmissão.

É tão estranho porque se eu deixar o carro parado por 5 a 8 minutos, ele fica bom... então o problema da transmissão aparece e uma luz de advertência do motor acende... então 2 minutos depois a luz de advertência do motor se apaga, mas a falha da transmissão está aparecendo e o carro ainda parece áspero e está em modo de segurança?

Assim que eu desligo e ligo o carro, a luz do motor se apaga e a falha da transmissão também.

eu só posso executar o scanner obd quando o motor está ligado, pois é quando a luz de advertência aparece com o código...

Estou completamente preso agora. Eu encomendei um scanner obd mais caro na esperança de que ele leia/exiba um erro mais detalhado...

#8 ·
O scanner chegou e é tudo o que diz... @Atyn ou @Johnnyroper

Então, presumo que estes scanners obd sejam tão inúteis quanto os outros, mas com um preço mais alto.

Uma coisa que notei foi que a temperatura do catalisador banco 1, sensor 1 estava retornando 315,32 graus F

A pressão da linha de combustível a 1001,95 psi com uma entrada de nível de combustível de 34,118%

e a temperatura do líquido de arrefecimento do motor a 145,4 graus F.

A borracha da bomba de água parece bastante gasta, será que pode ser isso? Embora não tenha certeza de como isso afetaria o eixo de comando...

Image

#10 · (Edited)

Procure-os. Mas 1339 está relacionado com a árvore de cames de escape, por isso parece que os seus problemas estão todos relacionados com o vanos.
Podia ser um sensor defeituoso.

Os sensores de came custam cerca de £14 cada na Autodoc, por isso não são muito caros se não resolverem o problema.

Insira o seu número de registo para encontrar a peça correcta.

P13C0 é vanos de admissão e o site acima sugere um solenóide de admissão, mas clique em 'ver' para mais informações. Observe o comentário sobre a pressão do óleo - quando o óleo e o filtro foram trocados?
Pode valer a pena usar um produto de limpeza do motor se precisarem ser trocados.

O solenóide de admissão está do lado do motorista na frente sob a ecu, mas, felizmente, é mais acessível do que o de escape do lado oposto.

Os solenóides custam £36.

#12 ·
Obrigado pelos links @Atyn Vou encomendar os sensores de came, como a 'info de falha' sugere. Em relação ao solenóide, o carro veio com ele danificado. (Literalmente parecia que eles tentaram martelá-lo. Acabei tirando-o e colocando um novo e ele deslizou perfeitamente, então já é novo... no entanto, o chicote elétrico já viu dias melhores e eu posso precisar de um novo plugue. Mas, novamente, não tenho certeza de quanto impacto isso pode ter, especialmente se ainda estiver conectado.

O óleo e o filtro foram trocados há alguns dias. Pelo que li, a quantidade de óleo foi de 4,2l a 4,7l

espere espere... existem DOIS solenóides de admissão?! Você possivelmente tem um diagrama de onde o de escape pode ser encontrado?

Observando que o solenóide de admissão (sob a ecu) foi substituído por um novo, poderia ser apenas o solenóide de escape causando o problema ou não funcionaria assim?

Procure-os. Mas 1339 se relaciona com o eixo de came de escape, então parece que seus problemas estão todos relacionados ao vanos.
Pode ser um sensor defeituoso.

Os sensores de came custam cerca de £14 cada da Autodoc, então não são muito caros se não resolverem o problema.

Insira seu número de registro para encontrar a peça correta.

P13C0 é admissão vanos e o site acima sugere solenóide de admissão, mas clique em 'ver' para mais informações. Observe o comentário sobre a pressão do óleo - quando o óleo e o filtro foram trocados?
Pode valer a pena usar um flush de motor se eles precisarem ser feitos.

O solenóide de admissão fica no lado do motorista na frente sob a ecu, mas felizmente é mais acessível do que o de escape do lado oposto.

Os solenóides custam £36.

#11 ·
Obrigado pelo link :) @Atyn Verifiquei a minha ecu para a variante da ecu, mas não faço ideia de qual poderia ser... A etiqueta na ecu diz DME, mas não tenho a certeza se isso está relacionado com alguma das variantes da ecu que o site mostra... Estou a assumir que tem algo a ver com o alinhamento da corrente de distribuição depois de ler a informação de falha nesse site.

#13 ·
Encontrei uma imagem dele em um pdf. Acho que este é aquele com o qual o proprietário anterior teve problemas, mas não fazia ideia de onde estava. Foi difícil encontrar a imagem para sua localização e depois de ver o trabalho que eles fizeram no anterior, tenho certeza de que não faziam ideia de onde este estava.

Então, vou pedir outro solenóide, os dois sensores e vou ver como vai. Também encomendei um novo scanner obd, um que pode funcionar com o bimmerlink para que eu possa encontrar o código específico. Só espero que não tenha nada a ver com o sincronismo do eixo de comando, pois não faço ideia de como começaria um trabalho como esse.

#16 ·
Nem se preocupe em tentar reajustar o tempo se estiver errado, é por uma razão. Muito provavelmente esticado ou guias quebrando.
Faça um kit de corrente completo junto com a remoção do cárter e limpe o cárter/coletor de óleo para garantir que não haja detritos.

#17 ·
Nem se preocupe em tentar reajustá-lo se estiver fora, há uma razão. Muito provavelmente esticado ou guias quebrando.
Faça um kit de corrente completo junto com a remoção do cárter e limpe o cárter/captação de óleo para garantir que não haja detritos.
Os kits de corrente de comando com ou sem novas engrenagens e as ferramentas necessárias têm preços razoáveis ​​no eBay e os vídeos estão no Youtube.

A corrente, completa com guias, simplesmente cai de cima, então não há desmontagem importante.

Eu planejo fazer o meu no verão.

#26 ·
Eu comprei isso, eu tenho isso agora, mas e desculpe se esta for uma pergunta boba, eu entendo que ele trava o eixo de comando no lugar, mas o eixo de comando pode estar desalinhado, certo? Então, como ele alinha a admissão e o eixo de comando para estarem na posição correta se estiverem fora de tempo / alinhamento?

Do que eu entendo, 'Desvio angular para a cambota fora da tolerância' significa que está desalinhado, certo? Eu não preciso alinhá-lo ao substituir a corrente e o eixo de comando/admissão? @Johnnyroper

Obrigado :)

#27 ·
Você precisa travar a cambota no PMS com o pino de travamento, certifique-se de que as árvores de cames estão em uma posição em que as válvulas número 1 estão totalmente fechadas, os lóbulos da came devem estar voltados para cima, mas não completamente verticais. Como é um motor de 4 tempos, você pode ter as árvores de cames 180 graus fora, então você precisa confirmar que os lóbulos estão apontando para cima. Se a ferramenta de travamento não entrar porque as árvores de cames estão ligeiramente fora de sincronia, então você precisará afrouxar os parafusos da árvore de cames e mover as árvores de cames com uma chave inglesa até que a ferramenta deslize e as trave.

#29 ·
Os cubos vanos podem ser colocados em qualquer orientação, você só precisa ter certeza de combinar a entrada com a entrada e o escapamento com o escapamento. A parte que precisa entrar corretamente é a captação do sensor da árvore de cames, deve haver uma ferramenta de bloqueio no kit para alinhá-los.