ok, pensei que alguns de vocês pudessem estar interessados nisso. é um DIY sobre como ler os códigos de falha no seu e36 pré-'95 (também para E30 de '88 em diante), usando o CEL (luz de verificação do motor), em outras palavras, o que também é conhecido como "teste de pisada" nos BMWs com especificações dos EUA.
FIAÇÃO:
A tarefa é bastante simples, você precisará conectar o pino 8 do conector x20 (redondo, perto da caixa de fusíveis) ao pino 16 no conector branco do painel de instrumentos. Isso pode ser feito em pouco tempo, a única parte difícil aqui é encontrar um buraco para passar o fio do conector x20 (sob o capô) para o pino 16 do conector branco, no lado direito do painel de instrumentos (dentro do carro). Eu, encontrei um pequeno buraco perto do soquete positivo do carro (cabo vermelho grande). Outros usaram outro, perto dos pedais.
Mais alguns detalhes sobre X20: como você pode ver, é um conector de 2 peças. Desaperte a parte superior e você o dividirá em 2 metades: a superior é a com os orifícios, a inferior é a metade com os pinos. Você já terá o pino 8 conectado na parte superior (deve ser um fio cinza), você só precisará continuar a partir daí com a fiação para o pino 16 no conector branco do painel de instrumentos.
E essa é toda a fiação que você precisará para ler os códigos de falha.
COMO LER OS CÓDIGOS:
Para ler os códigos de um carro OBD I, você começa ligando a chave de ignição (não dê partida no motor) e pressionando o pedal do acelerador até o fundo cinco vezes em um período de cinco segundos. Se você prosseguir corretamente, a luz de verificação do motor acenderá por cinco segundos, depois piscará, depois piscará por 2,5 segundos e depois apagará por mais 2,5 segundos.
Depois disso, o computador começará a mostrar os códigos de falha armazenados.
Os códigos são dados por flashes curtos da luz de verificação do motor, seguidos por pausas curtas. Os códigos são todos números de quatro dígitos. Por exemplo, o código de falha para monitorar o nível de tensão da bateria é 1231. Isso apareceria piscando como "flash - pausa - flash - flash - pausa - flash - flash - flash - pausa - flash". Sugiro ter uma caneta e papel à mão quando você fizer isso, pois os códigos tendem a piscar mais rápido do que você imagina.
Se houver mais de um código de falha armazenado, cada código será separado por uma pausa de 2,5 segundos.
Quando não houver mais códigos para ler, o computador dará o código 1000, que é um flash curto, e então a luz permanecerá apagada. Em seguida, a luz de verificação do motor piscará por meio segundo e depois desligará. Para ler os códigos novamente, basta desligar e ligar a chave de ignição e repetir o procedimento com o pedal do acelerador (cinco vezes em cinco segundos).
Para apagar a memória do código de falha, primeiro certifique-se de que o código de falha 1000 (piscar curto e, em seguida, a luz apaga por um longo período) está presente, e então pressione o acelerador totalmente por pelo menos 10 segundos. Leia os códigos de falha e verifique o código 1444 (nenhuma falha armazenada).
todos os códigos de erro estão no arquivo pdf, com a descrição do código e sugestões para resolver o problema.
gabriel
FIAÇÃO:
A tarefa é bastante simples, você precisará conectar o pino 8 do conector x20 (redondo, perto da caixa de fusíveis) ao pino 16 no conector branco do painel de instrumentos. Isso pode ser feito em pouco tempo, a única parte difícil aqui é encontrar um buraco para passar o fio do conector x20 (sob o capô) para o pino 16 do conector branco, no lado direito do painel de instrumentos (dentro do carro). Eu, encontrei um pequeno buraco perto do soquete positivo do carro (cabo vermelho grande). Outros usaram outro, perto dos pedais.
Mais alguns detalhes sobre X20: como você pode ver, é um conector de 2 peças. Desaperte a parte superior e você o dividirá em 2 metades: a superior é a com os orifícios, a inferior é a metade com os pinos. Você já terá o pino 8 conectado na parte superior (deve ser um fio cinza), você só precisará continuar a partir daí com a fiação para o pino 16 no conector branco do painel de instrumentos.
E essa é toda a fiação que você precisará para ler os códigos de falha.
COMO LER OS CÓDIGOS:
Para ler os códigos de um carro OBD I, você começa ligando a chave de ignição (não dê partida no motor) e pressionando o pedal do acelerador até o fundo cinco vezes em um período de cinco segundos. Se você prosseguir corretamente, a luz de verificação do motor acenderá por cinco segundos, depois piscará, depois piscará por 2,5 segundos e depois apagará por mais 2,5 segundos.
Depois disso, o computador começará a mostrar os códigos de falha armazenados.
Os códigos são dados por flashes curtos da luz de verificação do motor, seguidos por pausas curtas. Os códigos são todos números de quatro dígitos. Por exemplo, o código de falha para monitorar o nível de tensão da bateria é 1231. Isso apareceria piscando como "flash - pausa - flash - flash - pausa - flash - flash - flash - pausa - flash". Sugiro ter uma caneta e papel à mão quando você fizer isso, pois os códigos tendem a piscar mais rápido do que você imagina.
Se houver mais de um código de falha armazenado, cada código será separado por uma pausa de 2,5 segundos.
Quando não houver mais códigos para ler, o computador dará o código 1000, que é um flash curto, e então a luz permanecerá apagada. Em seguida, a luz de verificação do motor piscará por meio segundo e depois desligará. Para ler os códigos novamente, basta desligar e ligar a chave de ignição e repetir o procedimento com o pedal do acelerador (cinco vezes em cinco segundos).
Para apagar a memória do código de falha, primeiro certifique-se de que o código de falha 1000 (piscar curto e, em seguida, a luz apaga por um longo período) está presente, e então pressione o acelerador totalmente por pelo menos 10 segundos. Leia os códigos de falha e verifique o código 1444 (nenhuma falha armazenada).
todos os códigos de erro estão no arquivo pdf, com a descrição do código e sugestões para resolver o problema.
gabriel