BMW Forums : BimmerForums banner

Diagnóstico para E36 pré-95 (OBD I) - DIY

Tags
error code
91K views 88 replies 30 participants last post by  xtinagp  
#1 ·
ok, pensei que alguns de vocês pudessem estar interessados nisso. é um DIY sobre como ler os códigos de falha no seu e36 pré-'95 (também para E30 de '88 em diante), usando o CEL (luz de verificação do motor), em outras palavras, o que também é conhecido como "teste de pisada" nos BMWs com especificações dos EUA.

FIAÇÃO:

A tarefa é bastante simples, você precisará conectar o pino 8 do conector x20 (redondo, perto da caixa de fusíveis) ao pino 16 no conector branco do painel de instrumentos. Isso pode ser feito em pouco tempo, a única parte difícil aqui é encontrar um buraco para passar o fio do conector x20 (sob o capô) para o pino 16 do conector branco, no lado direito do painel de instrumentos (dentro do carro). Eu, encontrei um pequeno buraco perto do soquete positivo do carro (cabo vermelho grande). Outros usaram outro, perto dos pedais.

Mais alguns detalhes sobre X20: como você pode ver, é um conector de 2 peças. Desaperte a parte superior e você o dividirá em 2 metades: a superior é a com os orifícios, a inferior é a metade com os pinos. Você já terá o pino 8 conectado na parte superior (deve ser um fio cinza), você só precisará continuar a partir daí com a fiação para o pino 16 no conector branco do painel de instrumentos.

E essa é toda a fiação que você precisará para ler os códigos de falha.

COMO LER OS CÓDIGOS:

Para ler os códigos de um carro OBD I, você começa ligando a chave de ignição (não dê partida no motor) e pressionando o pedal do acelerador até o fundo cinco vezes em um período de cinco segundos. Se você prosseguir corretamente, a luz de verificação do motor acenderá por cinco segundos, depois piscará, depois piscará por 2,5 segundos e depois apagará por mais 2,5 segundos.

Depois disso, o computador começará a mostrar os códigos de falha armazenados.

Os códigos são dados por flashes curtos da luz de verificação do motor, seguidos por pausas curtas. Os códigos são todos números de quatro dígitos. Por exemplo, o código de falha para monitorar o nível de tensão da bateria é 1231. Isso apareceria piscando como "flash - pausa - flash - flash - pausa - flash - flash - flash - pausa - flash". Sugiro ter uma caneta e papel à mão quando você fizer isso, pois os códigos tendem a piscar mais rápido do que você imagina.
Se houver mais de um código de falha armazenado, cada código será separado por uma pausa de 2,5 segundos.

Quando não houver mais códigos para ler, o computador dará o código 1000, que é um flash curto, e então a luz permanecerá apagada. Em seguida, a luz de verificação do motor piscará por meio segundo e depois desligará. Para ler os códigos novamente, basta desligar e ligar a chave de ignição e repetir o procedimento com o pedal do acelerador (cinco vezes em cinco segundos).

Para apagar a memória do código de falha, primeiro certifique-se de que o código de falha 1000 (piscar curto e, em seguida, a luz apaga por um longo período) está presente, e então pressione o acelerador totalmente por pelo menos 10 segundos. Leia os códigos de falha e verifique o código 1444 (nenhuma falha armazenada).

todos os códigos de erro estão no arquivo pdf, com a descrição do código e sugestões para resolver o problema.

gabriel

#3 ·
Saúde amigo, é realmente muito fácil de fazer e útil de ter. :thumbsup

#5 ·
Sim, o conector branco está numerado. Se bem me lembro, é o terceiro pino, no lado esquerdo do conector, contando de baixo para cima. De qualquer forma, você verá o número ao lado do pino. O x20 é o que está mais perto da coluna, não o que está mais perto da parede corta-fogo.

#13 ·
Certo, eu dei uma olhada no compartimento do motor e o único conector que consigo encontrar é o de 20 pinos na foto, onde eles conectam a máquina de diagnóstico, não o outro de 20 pinos que você diz para usar no lado oposto do compartimento do motor, veja a foto do compartimento.

Na porta de diagnóstico de 20 pinos, o pino 8 não está conectado, deveria ser um fio cinza e eu olhei para os fios que entram na porta e não há fios cinza.

#14 ·
Certo, eu dei uma olhada no compartimento do motor e o único conector que consigo encontrar é o de 20 pinos na foto em que eles conectam a máquina de diagnóstico, não o outro de 20 pinos que você diz para usar no lado oposto do compartimento do motor, veja a foto do compartimento.

Na porta de diagnóstico de 20 pinos, o pino 8 não está conectado, deveria ser um fio cinza e olhei para os fios que entram na porta e não há fios cinza.
esse é um conector diferente, você não poderá usar isso. Acho que o 318i usa um conector diferente para diagnóstico, chamado c101, mas não tenho certeza. Tenho certeza de que há muitas pessoas experientes aqui, que o ajudarão com isso. Eu realmente não posso ajudar com isso, pois está fora do meu conhecimento.

#15 ·
Tentei isto no 325i do meu amigo de 1992 hoje - sem sucesso! :frown

Era para haver um fio cinzento já ligado ao pino 8 do conector X20? Havia no dele - ligámos o novo fio em paralelo com este em vez de interromper o circuito. Suponho que era o conector correto, pois só havia um ao lado da caixa de fusíveis!

O painel de instrumentos dele também tem apenas um painel preto opaco onde a luz 'check engine' deveria estar, embora houvesse um espaço para uma lâmpada. :confused

#16 ·
Tentei isto no 325i do meu amigo de 1992 hoje - sem sucesso! :frown

Era para haver um fio cinzento já ligado ao pino 8 do conector X20? Havia no dele - ligámos o novo fio em paralelo com este em vez de interromper o circuito. Assumo que era o conector correto, pois só havia um ao lado da caixa de fusíveis!

O painel de instrumentos dele também tem apenas um painel preto opaco onde a luz 'check engine' deveria estar, embora houvesse um espaço para uma lâmpada. :confused
sim, era para ter o fio cinzento no pino 8, e era para ligá-lo ao pino 16 no conector branco. Definitivamente o conector correto. Por que você diz que não está funcionando? Você colocou uma lâmpada no slot do check engine? Também ouvi algumas outras pessoas dizerem que o CEL delas está em branco. Acho que você poderia fazer um pequeno buraco, talvez, no painel em branco? para que você pudesse ver os flashes? Funciona definitivamente, eu fiz no meu, e em algumas outras pessoas também. E funcionou para todos.

#18 ·
afaik, está ligado o pino 8 na ECU, e é usado apenas para diagnóstico. Eu realmente não entendo o que você quer dizer com esta "fiação paralela", mas deixe-me colocar desta forma: imagine que a sua luz cel está ligada diretamente ao pino 8 no conector da ECU. É assim que a luz deve funcionar. Se você tivesse um fio vindo diretamente do pino 8 na ECU para o pino 16 no conector branco, então você deveria ver o CEL acendendo quando você ligasse a ignição. Mas o euro spec e36 só tem metade do fio, do pino 8 da ECU para o pino 8 x20. Se você continuar do pino 8 (x20) para o pino 16 no conector branco, você deve estar tudo bem. Se não, talvez haja algo errado com o painel de instrumentos, especialmente porque você disse que o CEL estava em branco. Talvez esteja faltando alguma fiação dentro, eu não sei. Eu acho que você deve pegar um fio do pino 8 e medir se há alguma voltagem quando você liga a ignição. Mas tente com as 2 metades de x20 encaixadas, não separadas. Deve haver alguma voltagem nele com a ignição ligada.

#19 ·
Ah, acho que apenas assumi que o pino 8 estava conectado a outra coisa na metade inferior do conector e continuei a partir daí, então adicionar outro fio ao pino 8 estaria criando um circuito paralelo. Entramos na metade superior e conectamos diretamente a esse fio cinza, e não olhamos para baixo. ;)

Não consegui medir nenhum tipo de voltagem no pino 8 em nenhum momento, independentemente da posição da ignição, então pode estar morto no carro dele. Não me surpreenderia! :rofl

No mínimo, foi uma boa desculpa para tirar o painel e remover o inseto morto que estava sentado na frente do velocímetro dele atrás do plástico por um tempo! :lol

#20 ·
Ah, acho que apenas assumi que o pino 8 estava conectado a outra coisa na metade inferior do conector e continuei a partir daí, então adicionar outro fio ao pino 8 estaria criando um circuito paralelo. Entramos na metade superior e conectamos diretamente a esse fio cinza, e não olhamos para baixo. ;) Não consegui medir nenhum tipo de voltagem no pino 8 em nenhum momento, independentemente da posição da ignição, então pode estar morto no carro dele. Não me surpreenderia! :rofl Pelo menos foi uma boa desculpa para tirar o painel e remover o inseto morto que estava sentado em frente ao velocímetro dele atrás do plástico por um tempo! :lol
Se você não consegue medir nenhum valor no pino 8 com a ignição ligada, então deve ser o chicote. Porque toda vez que você liga a ignição, o CEL acende e, se não houver falhas, ele se apagará. Então, tenho certeza de que deveria haver alguma voltagem passando por ele com a ignição ligada. Se ele realmente insistir no obd, ele tem que conectar do pino 8 no conector da ecu. Mas primeiro deve verificar a continuidade do pino 8 da ecu para o pino 8 x20.

#24 ·
Desculpe, erro meu. Eu quis dizer "todos os M50 (320 e 325) são obd 1". Não sei sobre o 328, mas acho que deveria ser obd2. Em relação ao DIY, é exatamente o que eu fiz no meu carro, e funciona perfeitamente.

#25 · (Edited)
Eu não juraria por isso, portanto, nenhuma garantia implícita ou dada, mas se essa é uma diferença fundamental e fácil de detectar ao olhar para o conector, será fácil para qualquer pessoa interessada fazer a escolha após uma inspeção visual?

#29 ·
OK, depois de muita confusão e pesquisa no Google, descobri que o método do pino 8 só funciona em carros equipados com a unidade Bosch DME M3, e não na ECU Siemens Ms40, como no meu 320I de 1994, o pino 8 na unidade Siemens é o interruptor de estacionamento/ponto morto para carros automáticos! Ignore também o post anterior sobre o pino 21, pois era para uma ECU de 55 pinos, as unidades Bosch e Siemens para motores de 6 cilindros são unidades de 88 pinos... erro meu... De qualquer forma, encontrei os diagramas de pinagem para as unidades Bosch e Siemens, mas não consigo ver nenhuma verificação do motor na unidade Siemens, então ou ela não tem, ou estou perdendo! Aqui estão os diagramas, caso alguém mais queira dar uma olhada: http://wedophones.com/Manuals/BMW/1.../BMW/1994 BMW 318i-s-c - 320i - 325i-s-c Electrical Troubleshooting Manual.pdf http://www.bimmerforums.co.uk/forum/attachment.php?attachmentid=104&d=1194952002 Qualquer ajuda seria muito apreciada!

#32 ·
Alguém tem uma foto deste conector à mão no local? Obrigado
está no primeiro post, amigo. foto do compartimento do motor com o X20 circulado em vermelho. :thumbsup

#33 ·
O meu 328i Registado em 28-04-1995 é OBD I ou II, uma vez que o 328i era um motor M52 single vanos

Como o método de pressionar o pedal do acelerador não funciona para mim

#35 ·
O truque do pedal também funciona em carros OBD1 com este DIY. Foi o que eu fiz no meu, e funciona perfeitamente. :thumbsup

#36 ·
Olá pessoal

Tenho lido isto com interesse. Eu moro na Islândia, onde temos os carros modelo Euro.
Eu tenho um 318is de 1995 com um M42. Ele deveria ter um Motronic 1.7

Tentei conectar uma lâmpada LED ao pino 8 no X20 (o fio cinza da metade superior) e obter os 12v do F10.

A lâmpada funciona quando eu a conecto à carroceria (boa terra forte), então obviamente estou recebendo 12v do fusível. No entanto, não consigo fazer o teste stomp funcionar.

Eu realmente preciso ler os códigos e o carro está preso na minha garagem. Alguma ideia do que está acontecendo?