BMW Forums : BimmerForums banner

Erro do sensor da árvore de cames 27BB

22K views 46 replies 3 participants last post by  mojojojo  
#1 ·
Teve um erro 27BB e substituiu o sensor da árvore de cames de escape por uma peça de substituição, peça genuína da BMW, mas o erro persiste.

Notei que quando removi o sensor antigo não havia um O-ring presente, então comprei um novo para o novo sensor.

Também testei a resistência no sensor antigo e descobri que estava dentro dos parâmetros esperados.

Desde a troca do sensor, não houve nenhuma mudança no motor. Marcha lenta irregular e baforada de fumaça sob carga.

Encontrei uma pequena rachadura na mangueira de borracha entre o MAF e o ICV, então isso está sendo resolvido neste fim de semana.

Há mais alguma coisa que eu deva procurar ou estou perdendo alguma coisa?

#2 ·
27BB diz respeito ao controlo vanos de escape, eu verificaria as válvulas solenóides quanto a sinais de vazamento de óleo (vedações de anel de vedação danificadas). Verifique também se você tem o tensor da corrente de distribuição atualizado, há um vídeo no youtube mostrando a diferença se você não tiver certeza, intitulado Tensor da corrente de distribuição N42 ou algo parecido.
Mesmo o menor vazamento de ar nestes causará problemas!

#4 ·
Removi os solenóides e substituí os anéis, pois estavam frágeis e partiam muito facilmente. Os solenóides estavam cobertos de borra, por isso limpei-os e coloquei-os de volta.

Havia sinais de vazamento de óleo na frente do motor antes disso, mas não mais.

Ainda em marcha lenta como um texugo...

Vou dar uma olhada no tensor a seguir.

#10 ·
Aqui estão algumas fotos dos locais

Servomotor Valvetronic

View attachment 214634

Localização do separador de óleo CCV, a mangueira que passa sobre o coletor de admissão às vezes entra em colapso se o ccv estiver bloqueado, você pode puxar a mangueira e verificar se há óleo e borra dentro dela.

View attachment 214642
Brilhante, obrigado pelas fotos.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

#16 ·
Você trocou o tensor?
Tenho a chave e a peça, então espero fazê-lo hoje.

Do que li, não se trata tanto do tempo que leva, mas sim de não rosquear cruzado (o que você apontou) e chegar até ele. Avise-me como vai.

Se você não ouvir mais nada de mim, é porque eu estraguei tudo e comprei um Suzuki Swift. [emoji12]

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

#37 ·
Ok, isso parece um plano. Eu estava planejando levantá-la e dar uma olhada no sensor (diz ele com confiança) só para ter certeza de que a fiação/conector está ok antes de ir mais longe. Li algumas postagens onde a fiação do sensor foi desconectada ou quebrada, então, com um pouco de sorte, posso estar no mesmo barco.

Se eu não conseguir ver nada óbvio, vou entregá-lo a um mecânico, mas gostei de encontrar falhas e consertar coisas mais fáceis como o tensor e o regulador e motor da janela.

Mas às vezes você só tem que deixar para os profissionais!

Eu vou te avisar o que eu encontrar.

#39 ·
Acabei de perceber que o relatório de erros que enviei aponta para o lambda depois do catalisador. Olhei debaixo do carro esta noite, desliguei o conector, limpei-o e voltei a ligá-lo, sem sucesso.

Eu conseguiria uma leitura de um multímetro de um sensor lambda, resistência, etc.?

#40 ·
Você tem o sistema de 2 ou 4 sensores? Entendi que os modelos sem a bomba de emissão de ar secundário têm apenas dois sensores... um de controle e um de monitoramento.
Se for o sistema de 2 sensores (como o N46), acho que eu estava certo em ignorar as leituras do banco 2. Seus códigos de falha estão dizendo banco 1. Tente aquecer o carro e verificar os dados lambda ao vivo, acelere um pouco e veja se algum dos valores muda.

#41 ·
Levei o carro até a temperatura de funcionamento e nenhum deles mudou muito.

Embora de todos eles, eu diria que o que está atrás do banco 1 do catalisador foi o que menos mudou.

Estou supondo que o banco 2 é para os motores maiores, com mais de 4 cilindros.

Também estou pensando que, se os sensores não forem trocados há algum tempo, eles podem ter passado da data de validade.

#43 ·
Estou a adivinhar que o banco 2 é para os motores maiores com mais de 4 cilindros.

Também estou a pensar que se os sensores não forem trocados há algum tempo, eles podem ter passado da data de validade.
Os N42 anteriores vinham com 4 sensores de oxigénio e uma bomba de ar de emissão secundária, eles mudaram isso em versões posteriores para 2 sensores de oxigénio e acabaram com a bomba de ar, se isso foi um exercício de redução de custos ou se eles obtiveram os mesmos resultados com apenas 2 sensores de oxigénio, eu não sei. Você poderia postar uma captura de tela de suas leituras lambda e dos dados digitais 1?

Você tentou limpar os códigos e ver se eles voltam? Qual é a quilometragem do carro?

#42 ·
Então, depois de cerca de 20 minutos de funcionamento, o único sensor que não se moveu foi 'Sensor lambda atrás do banco 1 do catalisador', que permaneceu em 0,45 o tempo todo, enquanto o sensor lambda antes do banco 1 do cat e o sensor lambda Int. do banco 1 se moviam gradualmente para cima ou para baixo, dependendo se eu acelerava ou não.

Tendo estado sob o carro, parece que este sensor é um dos mais fáceis de trocar!