BMW Forums : BimmerForums banner

Suspensão a ar BMW 5 F11. Bomba reparada e operacional, mas não quando ligada ao carro.

6.3K views 29 replies 4 participants last post by  PXR.1  
#1 ·
Olá.
Qualquer orientação seria muito apreciada. Tenho uma BMW série 5 touring F11 e estou com problemas na suspensão traseira.
  • bolsas de ar substituídas (cerca de 2 anos atrás)
  • compressor revisado e dessecante seco (recente)
  • nova válvula solenóide instalada
  • nova compra de relé
  • fusíveis da suspensão verificados - ambos ok
Se eu conectar o compressor diretamente a uma bateria de 12v, o motor funcionará (e aspirará ar). No entanto, se eu instalar o compressor diretamente no meu, o compressor não arranca (com a ignição ligada e o motor em funcionamento). O cabo do relé para o motor do compressor parece estar bom. Minha suspeita é que haja um problema com o relé não recebendo energia (ou recebendo a mensagem) para dizer a ele para enviar energia para o compressor (para começar a funcionar).
Eu não sou mecânico nem eletricista, mas estou desesperadamente tentando fazer meu carro funcionar novamente. Quaisquer ideias seriam muito apreciadas.
Obrigado

#2 ·
Se você fizer uma ponte no relé do compressor (remova o relé, geralmente há um diagrama no relé identificando os pinos no relé e coloque um pedaço de fio entre os dois contatos relevantes - aqueles que alimentam 12V para o compressor), então, se o compressor funcionar, isso indicará um relé defeituoso ou falta de sinal para o relé. Se o compressor não funcionar, verifique os fusíveis, pois isso indica ausência de energia.

#4 ·
Se você fizer uma ponte no relé do compressor (remova o relé, geralmente há um diagrama no relé identificando os pinos no relé e coloque um pedaço de fio entre os dois contatos relevantes - aqueles que alimentam 12V para o compressor), então, se o compressor funcionar, isso indicará um relé defeituoso ou falta de sinal para o relé. Se o compressor não funcionar, verifique novamente os fusíveis, pois isso indica ausência de energia.
Muito obrigado Arnie65.
Eu vou tentar isso.
Supondo que eu não consiga ativar o compressor (fazendo uma ponte no relé), você acha que eu poderia inflar as bolsas (conectando os terminais do motor elétrico a uma fonte independente de 12v (com as outras fontes de energia conectadas para os solenóides). Se eu tentar isso, eu precisaria ter o motor funcionando (para fornecer energia aos três solenóides)?
Obrigado novamente

#3 ·
Neste relé, o pino 30 é a alimentação de 12V e os pinos 87 são a saída para o compressor.

Remova o relé e coloque um fio de cobre no conector do soquete do relé, ligando os pinos 30 e 87.

Como dito acima, se o compressor funcionar, você tem um relé defeituoso ou falta de sinal para o relé.

Se o compressor não funcionar, você não tem uma alimentação principal (pino 30) no relé, ou uma falha na fiação entre os pinos 87 no soquete do relé e o compressor, ou falta de terra/massa no compressor.

Seria útil ter um multímetro (~£10 para um básico na Halfords, Amazon, etc.), então você poderia medir a voltagem no pino 30 (no soquete do relé) e testar a bobina do relé (pinos 85 e 86 no relé), bem como verificar a conexão de aterramento.

#5 ·
Se a ligação dos terminais do relé (no soquete do relé) não funcionar, seria uma indicação de que a alimentação de 12V (terminal 30) não está funcionando ou que o motor do compressor não tem uma boa ligação à terra.

É aqui que um multímetro seria útil.

Normalmente, seria uma ligação direta da bateria através do fusível para o terminal 30 do relé. Se este for o problema, verifique os fusíveis com cuidado e certifique-se de que encontrou o correto.

Eu não adicionaria outra fonte de alimentação de 12V, mas tentaria encontrar o problema com a existente.

#6 ·
Obrigado novamente. Vou experimentar tudo isso amanhã. Ao tentar a ligação, precisaria conectar o soquete do relé 30 com ambos os soquetes do relé 87 (ou apenas um dos 87)?

Eu tenho um multímetro e vou tentar usá-lo como você sugere, mas sou um novato nisso! Vou ler um pouco.

Eu realmente aprecio sua ajuda.

#8 ·
Eu tenho um multímetro e vou tentar usá-lo como você sugere, mas sou um novato nisso! Vou ler um pouco.

Eu realmente aprecio sua ajuda.
Para verificar a bobina do relé, ajuste o multímetro para ler a resistência (Ohms) e verifique a leitura entre os pinos 85 e 86 no relé, que são as conexões da bobina. Você provavelmente deve ver cerca de 20 a 30 Ohms. Se você ler quilo-Ohms ou mais, a bobina provavelmente está com defeito. No entanto, isso seria improvável com um novo relé. Alternativamente, aplique 12V entre 85 e 86 e ouça se você consegue ouvir um clique.

Se você tem certeza de que verificou os fusíveis relevantes e substituiu o relé relevante, estou supondo que você descobrirá que é o sistema de controle do carro que sinaliza o relé (aplica tensão a 85 e 85) que está com defeito. Então, eu seguiria a rota de diagnóstico sugerida por Johnny, se o relé estiver OK e você tiver 12V no terminal 30 no soquete do relé.

(Eu só sei sobre essas bombas de ar da perspectiva da Mercedes, mas nesse sistema, se a bateria do carro estiver fraca, o sistema de controle da bomba trava e a bomba continua funcionando até o ponto em que o fusível ou a bomba ou ambos queimam por excesso de velocidade e superaquecimento. )

#7 ·
Provavelmente haverá apenas 1 das 87 saídas, então a tomada provavelmente tem apenas 1 terminal. Dê uma olhada antes de aplicar 12v.

Idealmente, o que você precisa neste caso é de um diagnóstico conectado para ver o que está acontecendo com o sistema e quais falhas são registradas.

#13 ·
Olá. Consegui fazer a ponte do relé. Todos os tubos reconectados. O motor elétrico arranca e funciona por um tempo, mas depois desliga. Nenhum ar indo para nenhuma bolsa de suspensão.

Quando desconectei os tubos azul e vermelho, nenhum ar foi liberado (o que presumo que confirma que nenhum ar está indo para as bolsas). Removi o compressor do carro. A câmara estava sob pressão. Ativei a válvula solenóide de liberação para liberar o ar. Então tentei testar as duas válvulas solenóides (as que liberam ar para cada bolsa). Elas pareciam um pouco enferrujadas. Usei um pouco de WD 40 para limpá-las. Tentei ativá-las usando uma bateria separada - e para ver se conseguia soprar ar por elas quando ativadas. Elas permanecem fechadas. Minha suspeita é que pode haver um problema com essas duas válvulas solenóides - mas parece estranho que ambas falhassem ao mesmo tempo. Alguma sugestão sobre como posso testar se elas estão com defeito?
Obrigado como sempre.
Por via de atualização.
Comprei e instalei um novo compressor. Ele não ativou quando o carro foi ligado.

Consegui ligar o novo motor do compressor elétrico fazendo a ponte do relé. O compressor então funciona. No entanto, nenhum ar vai para nenhuma bolsa. Minha visão, um tanto ignorante, é que tenho problemas mais profundos do que apenas um compressor suspeito.

1. Parece que o que informa o relé para entrar em ação não está ativando/enviando uma mensagem. Só posso ativar o relé fazendo a ponte dele.
2. Mesmo com o novo compressor funcionando (fazendo a ponte do relé), o segundo conjunto de solenóides não está abrindo (para permitir que o ar comprimido ao longo dos tubos vá para as duas bolsas de ar).

Alguma ideia ou sugestão é bem-vinda?

Reconheço que posso precisar chamar um mecânico elétrico móvel para realizar um diagnóstico elétrico - mas pensei que não havia mal em perguntar a esta comunidade (claramente muito experiente).

Obrigado como sempre.

#12 ·
Pode testar as suas bobinas para ver se a resistência parece correta (provavelmente cerca de 10 Ohms) e não em circuito aberto ou um valor alto. Mas isso não lhe dirá se a válvula está presa ou corroída, apenas se a bobina está boa.
Obrigado. A bobina parece boa - pois testei um solenóide diferente nela - e ela abre e fecha conforme necessário. Suspeito que os dois solenóides antigos estejam presos. Testei ambos em uma bobina diferente e nenhum abriu. Sei que essa bobina funciona, pois abre novos solenóides.
Cumprimentos

#14 ·
Eu sei que, se o compressor falhar em um MB, você pode colocar algumas cunhas na estrutura da suspensão para continuar dirigindo. Talvez haja um método semelhante para o seu carro, para que você possa levá-lo a uma oficina, pois acho que isso será mais eficaz do que um mecânico móvel.

Se você tiver duas válvulas solenoides funcionando, você não pode trocar suas válvulas antigas pelas novas?

O sistema de suspensão a ar usa uma série de sensores para determinar quando e se o compressor deve funcionar, incluindo potenciômetros nas bielas que informam a altura de condução. Você realmente precisa de um scanner de diagnóstico para encontrar os códigos de falha relatados. Caso contrário, é apenas adivinhação.

#16 ·
Eu sei que, se o compressor falhar em um MB, você pode colocar algumas cunhas na estrutura da suspensão para continuar dirigindo. Talvez haja um método semelhante para o seu carro, para que você possa levá-lo a uma oficina, pois acho que isso será mais eficaz do que um mecânico móvel.

Se você tem duas válvulas solenóides funcionando, você não pode trocar suas válvulas antigas pelas novas?

O sistema de suspensão a ar usa uma série de sensores para determinar quando e se o compressor deve funcionar, incluindo potenciômetros nas barras de ligação que informam a altura de rodagem. Você realmente precisa de um scanner de diagnóstico para encontrar os códigos de falha relatados. Caso contrário, é apenas adivinhação,
Obrigado. Eu instalei temporariamente o novo compressor, com todas as novas solenóides. Ele começaria, se eu ligasse o relé - mas sem inflação da bolsa. Eu acho que, como vocês dois sugerem, ele precisa de uma ferramenta de diagnóstico.

#15 ·
Se o módulo estiver a detectar um problema, ele irá inibir o funcionamento do compressor, por isso, se detectar um problema com as solenóides, é bem possível que tenha bloqueado.
As solenóides provavelmente estão corroídas por dentro se o pacote do secador estava molhado anteriormente.
Onde você está localizado, pois alguém local pode ter ista para conectar para você, se você estivesse perto de mim, eu certamente conectaria o meu para você.

#17 ·
Se o módulo estiver a detectar um problema, ele irá inibir o funcionamento do compressor, pelo que, se detectar um problema com as solenóides, é bem possível que tenha bloqueado.
As solenóides estão provavelmente corroídas por dentro se o pacote do secador estivesse molhado anteriormente.
Onde está localizado, pois alguém local pode ter ista para ligar para si, se estivesse perto de mim, eu certamente ligaria o meu para si.
Obrigado. Mesmo com um novo compressor ligado, ou seja, com todas as solenóides novas a funcionar, o carro não levantaria. Penso que é necessário um diagnóstico elétrico. Você gentilmente oferece-se para ligar o seu ista. Estou sediado nas Midlands - um pouco fora de Birmingham. Você é local por lá?

#19 ·
Eu costumava ser, mas não mais, sou baseado no sudoeste. Espero que alguém se manifeste e possa ajudar
Olá. Poderia valer a pena comprar um dispositivo de diagnóstico? Um que eu possa usar para ver os códigos de erro e, se necessário, fazer com que o sistema ative a bomba para inflar as bolsas (mesmo apenas para me levar a uma oficina)? Se você acha que essa pode ser uma opção, você sabe que tipo de dispositivo eu deveria comprar?

Obrigado.

#22 ·
Ar agora nos airbags de suspensão.
A título de atualização.
Consegui, por bem ou por mal, colocar algum ar nos dois airbags - o suficiente para me levar a uma oficina.

Por alguma razão, o carro não estava a enviar um sinal nem para (1) o relé (para ligar o compressor), nem para (2) as duas solenóides (as que abrem para permitir a entrada de ar nas duas bolsas).
A minha solução de curto prazo, se for útil para outros, foi esta:-

1. Instalei o compressor de volta sob o carro. Conectei todas as tubagens e cabos (exceto a ligação elétrica às duas solenóides que abrem para permitir a entrada de ar nas bolsas). Volto a isto abaixo.
2. Conectei fios aos dois pinos positivos na ficha das solenóides duplas. Conectei outro ao pino negativo.
3. Tinha uma bateria de 12v sobresselente à mão.
4. Liguei o carro.
5. Depois, ao mesmo tempo, apertei o relé (para ligar o compressor) e conectei os dois fios ativos das solenóides duplas à minha bateria sobresselente e o terceiro cabo ao negativo.

O compressor funcionou, as solenóides duplas abriram ambas. O carro começou então a subir!

Agora preciso levar o carro a uma oficina para fazer um teste de diagnóstico - pois, claramente, existe um problema subjacente significativo. No entanto, pelo menos sei que tenho um compressor seco e totalmente funcional e que as 3 solenóides (todas compradas novas) funcionam.

Muitos agradecimentos àqueles que me ajudaram.

#23 ·
Se os solenóides abrirem ao aplicar energia e o comp também funcionar ao aplicar energia, parece que o módulo está com defeito, por suposição.
Não me lembro exatamente onde o módulo fica no F11, no antigo E61 ficava no poço da roda sobressalente e era um favorito para danos causados pela água, matando-os.

#24 ·
Se os solenóides abrirem ao aplicar energia e o compressor também funcionar ao aplicar energia, parece que o módulo está com defeito, como um palpite.
Não me lembro exatamente onde o módulo fica no f11, no antigo e61 ficava no poço da roda sobressalente e era um favorito para danos causados ​​pela água, matando-os
Muito obrigado. O módulo fica perto dos fusíveis na bagageira da carrinha. Dei uma olhada rápida nisso. Estava seco e parece limpo e em bom estado - mas pode muito bem ser que você esteja certo de que é o problema. Assim que levar o carro à oficina, avisarei o que eles dizem.

#25 ·
Alguma atualização PXR.1, pois meu carro está atualmente passando por tudo o que seu carro passou. O que você descobriu na oficina? O meu vai subir quando o computador de diagnóstico for usado para levantá-lo, mas não vai subir ao mesmo tempo que ele corta, mas quando feito de forma independente, eleva os airbags, mas desce assim que o motor é desligado. Eu troquei a válvula solenóide de saída, a câmara dessecante e as esferas estão secas, mas a única coisa que não tentei é pedir um novo relé. Também acho que o colaborador que disse que também pode ser indicativo de uma bateria fraca pode ter um ponto, pois também estou recebendo essa mensagem no painel. Dito isso, não consegui dirigir o carro desde que ele caiu no chassi em junho. Eu ligo o motor periodicamente, no entanto. Alguma opinião?

#26 ·
Alguma atualização PXR.1, pois meu carro está atualmente passando por tudo o que seu carro passou. O que você descobriu na garagem? O meu vai subir quando o computador de diagnóstico for usado para levantá-lo, mas não vai subir ao mesmo tempo que ele corta, mas quando feito de forma independente, ele levanta os airbags, mas desce assim que o motor é desligado. Troquei a válvula solenóide de saída, a câmara dessecante e as esferas estão secas, mas a única coisa que não tentei é pedir um novo relé. Também acho que o colaborador que disse que também pode ser indicativo de bateria fraca pode ter um ponto, pois estou recebendo essa mensagem no painel também. Dito isso, não consegui dirigir o carro desde que ele caiu no chassi em junho. Eu ligo o motor periodicamente.
Olá. Na primeira oficina, a máquina de diagnóstico informou “modo de transporte ativo”. Isso às vezes é uma indicação de que a bateria do carro está velha. No entanto, eu troquei a bateria do carro alguns anos antes e ela sabia que isso não era um problema. Nenhum código de erro foi encontrado. Foi sugerido que eu fosse a uma oficina especializada em BMWs. Eles encontraram uma conexão elétrica solta na válvula solenóide de liberação. Depois que isso foi reconectado, eles não encontraram nenhum código de erro. A suspensão agora sobe e desce com sucesso. Mostrei ao mecânico meu antigo interruptor de relé. Ele disse que certamente queimou e que fiz a coisa certa ao substituí-lo. Parece estranho que seu carro caia quando o motor desliga. Você descobriu de onde o ar está sendo liberado? É da válvula solenóide de liberação? É dos airbags? É dos tubos para os airbags, é de algum outro lugar no compressor?
Boa sorte.

#29 ·
Olá PXR.1, estou finalmente feliz que meus problemas de suspensão foram resolvidos hoje. Encomendei um novo compressor da Alemanha e assim que o instalei, a função do chassi do meu carro foi restaurada! Isso foi depois de uma série de tratamentos de diagnóstico, desde a troca da válvula solenóide de saída, depois da válvula solenóide de entrada, novas molas pneumáticas e, em seguida, encomendando um novo relé, mas nada funcionou até que eu trocasse todo o compressor. Tem sido uma jornada de conhecimento e aprendizado que, sem a boa contribuição e conselhos de outros proprietários de Bimmer aqui, eu ainda estaria na selva sobre os problemas do chassi do meu carro. Obrigado!

#30 ·
Olá PXR.1, estou finalmente feliz que meus problemas de suspensão foram resolvidos hoje. Encomendei um novo compressor da Alemanha e assim que o instalei, a função do chassi do meu carro foi restaurada! Isso foi depois de uma série de tratamentos de diagnóstico, trocando a válvula solenóide de saída, depois a válvula solenóide de entrada, novas molas de ar e depois pedindo um novo relé, mas nada funcionou até que eu trocasse todo o compressor. Foi uma jornada de conhecimento e aprendizado que, sem a boa contribuição e conselhos dos colegas proprietários de Bimmer aqui, eu ainda estaria na selva sobre os problemas do chassi do meu carro. Obrigado!
É ótimo saber que você conseguiu resolver. Embora deva ser um pouco frustrante que você tenha acabado tendo que comprar um novo compressor - foi, como você diz, uma experiência de aprendizado. Saudações.